domingo, 12 de junho de 2016

Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação - POSTIC2



A pós graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação - POSTIC, que está na sua segunda edição teve inicio no ano de 2016, Onde suas aulas são ministradas na Universidade Federal do Estado do Acre - UFAC um final de semana por mês que ocorrem de sextas-feiras, das 7:30h às 12:00h e das 14:00h às 19:00h; sábados, das 7:30h às 12:00h e das 14:00h às 19:00h; domingos, das 7:30h às 12:30h.

Tem o objetivo de formar mão-de-obra qualificada dentro do Estado do Acre, com isso melhorando os diversos setores  públicos e privados.

 Nesse curso as disciplinas que são ofertadas são:




O Curso possui uma disciplina voltada a Cultura e Inclusão Digital, onde os alunos trabalham para ter uma mudança de paradigma educacional sobre o assunto, com isso eles fazem produção de material e divulgam na internet com o intuito de outras pessoas se beneficiarem com as informações postadas.







Creative Commons

O que é inclusão digital ?


Inclusão Digital pode ser considerada como democratização das tecnologias. Esse assunto tem sido muito repercutido no Brasil pelas dificuldades encontradas para a implantação.

Incluir uma pessoa digitalmente não apenas "alfabetizá-la" em informática, mas sim fazer com que o conhecimento adquirido por ela sobre a informática seja útil para melhorar seu quadro social. Somente colocar um computador na mão das pessoas ou vendê–lo a um preço menor não é, definitivamente, inclusão digital.





Para obter mais informações acesse o site abaixo.
Fonte:  http://caminhoinclusaodigital.wikidot.com/o-que-e-inclusao-digital

Curso de inclusão digital gratuito abrirá inscrições em Porto Velho

Curso de informática básica terá custo zero para jovens de renda baixa.Inscrições serão feitas na Associação dos Moradores na Zona Leste da capital.

Inscrições para curso gratuito de informática serão abertas dia 20 de abril em Porto Velho (Foto: Condecom/Divulgação)
O Projeto de inclusão digital planeja capacitar 260 jovens em 2016, entre 15 a 29 anos, que estejam cursando ou já tenham concluído o ensino médio e que tenham renda familiar baixa.


Inscrições
As inscrições serão abertas na próxima quarta-feira (20), e será realizada na na Associação dos Moradores do Bairro Esperança da Comunidade, localizada na avenida Mamoré, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h. Nos demais dias, os interessados devem ir até a sede da CMPPJ, na Rua José do Patrocínio.
Para participar, o jovem deve levar no dia da inscrição uma cópia do RG, do CPF, do comprovante de residência e a declaração de que está estudando, ou de conclusão do Ensino Médio. O aluno tem a opção de cursar nos dias de segunda e terça-feira ou quarta e quinta-feira, das 9h às 11h, na Uniron da avenida Mamoré.

Para ter acesso ao restante da matéria acesse o link abaixo:




Fonte: http://g1.globo.com/

Centro de Inclusão Digital é fonte de conhecimento

Biblioteca com telecentro oferece acesso ao conhecimento gratuitamente.
São disponibilizados 10 computadores com internet e quatro mil títulos.
Para utilizar as máquinas não é necessário cadastro (Foto: Emerson Ferraz)


O jovem Fernando Angelotti Cordeiro dos Santos, de 14 anos, morador do Parque Laranjeiras, é um apaixonado por aviação. Apesar da pouca idade, e de ainda não ter tido a oportunidade de voar, o domínio que demonstra sobre o tema é motivo de espanto – no bom sentido – para quem o escuta. Seu interesse pelo assunto, recentemente, ganhou uma aliada: a biblioteca com telecentro (Centro de Inclusão Digital) existente no Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU das Artes, no Parque Laranjeiras; espaço em que ele e outras pessoas podem ter acesso ao conhecimento de maneira gratuita.
No local são disponibilizados aos munícipes 10 computadores com internet e um acervo com 4 mil títulos, entre livros, gibis e histórias em quadrinhos (HQs). Para utilizar as máquinas não é necessário cadastro. O tempo é de 30 minutos, podendo ser renovado se não houver fila de espera. Conforme Denise Ferreira Leite, responsável por gerenciar o telecentro, 30 pessoas, em média, usam os computadores, seja para fazer pesquisas, cadastro em sites de emprego e acessar redes sociais, entre outros fins.
Para ter acesso ao restante da matéria acesse o link abaixo:

Fonte: http://g1.globo.com

Projeto recolhe, recicla e doa computadores para inclusão digital

Fundação Settaport está ajudando crianças, jovens e adultos da Baixada Santista a entrarem na era da informática

O que você costuma fazer com o computador ou qualquer outro aparelho eletrônico depois que compra um novo, mais moderno? Muitas vezes a gente não sabe como descartar de forma correta. É aí que entra o projeto da Fundação Settaport. Além de recolher o lixo eletrônico em nove cidades da Baixada Santista, eles aproveitam as peças que podem ser reutilizadas para a fabricação de novos computadores. E, claro, o que sobra é descartado corretamente.
Os computadores montados com o lixo eletrônico são doados para salas de inclusão digital frequentadas por pessoas de todas as idades. Muitos nunca tiveram a oportunidade de aprender as novas tecnologias e estão encantados com o novo mundo que estão descobrindo.

Seleção dos projetos de Cidades Inteligentes para Exercício de 2016


O presente edital torna públicas as instruções e critérios para seleção de propostas de municípios com vista à execução centralizada do Projeto Minha Cidade Inteligente, no âmbito do Programa Nacional de Banda Larga, para instalação de uma rede metropolitana baseada em fibra óptica, com a interligação de órgãos públicos locais e acesso público aos cidadãos em áreas específicas e de infraestrutura e serviços de monitoramento e melhoria da eficiência da gestão pública de forma a propiciar, por meio da incorporação e difusão das tecnologias de informação e comunicação (TIC), o aumento da eficiência administrativa, a implantação de serviços públicos eletrônicos, especialmente na área social, e a disseminação do acesso à internet para a população por meio de iniciativas locais.

DO PROGRAMA BRASIL INTELIGENTE

O Governo Federal propôs o enfrentamento da dificuldade de acesso em banda larga à Edital 214 (1129565) SEI 53900.030540/2016-14 / pg. 2 internet por meio do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), política pública instituída pelo Decreto nº 7.175 de 12 de maio de 2010, criado pelo Governo Federal com o objetivo de ampliar o acesso à internet no país de modo a:

  • massificar o acesso a serviços de conexão em banda larga à Internet;
  • acelerar o desenvolvimento econômico e social;
  • promover a inclusão digital;
  • reduzir as desigualdades social e regional;
  • promover a geração de emprego e renda;
  • ampliar os serviços de Governo Eletrônico facilitando o uso dos serviços do Estado;
  • promover a capacitação da população para o uso das Tecnologias de Informação e
  • Comunicação (TIC); e
  • aumentar a autonomia tecnológica e a competitividade brasileiras.




Fonte: http://www.mc.gov.br/